Estudo da Farsul aponta que devido as chuvas de janeiro, Cachoeira perdeu 54 mil toneladas de grãos

A cultura da soja em volume  e em faturamento,  foi a que teve o maior tombo em relação à projeção no início da atual safra, aponta estudo apresentado pela Federação da Agricultura do Estado. Mas os produtores de arroz devem sentir com maior força o baque, em razão de estarem acumulando prejuízos ao longo das últimas colheitas.

Os estragos causados pela chuva foram verificados em 278 municípios do Rio Grande do Sul . Sete deles têm redução de mais de 50 mil toneladas no total de grãos: Dom Pedrito, São Gabriel, Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Cachoeira do Sul e São Vicente do Sul.

No arroz, 50% das perdas estão na região da Fronteira, com Uruguaiana tendo a maior redução absoluta e Candiota, o maior recuo percentual.

Na soja, os danos estão mais espalhados pelo RS, com Dom Pedrito acumulando o maior volume de prejuízo, em números absolutos e em percentuais.

– Somente duas regionais não foram afetadas – explica Danielle Guimarães, economista da Farsul.

No milho, que teve danos bem menores entre as três principais culturas de verão, o principal encolhimento será em São Luiz Gonzaga (números absolutos). Percentualmente, Palmares do Sul, Cidreira e Capivari do Sul apresentam as maiores perdas.

Os maiores volumes de perdas (no total de grãos)

  1. Dom Pedrito: 155 mil toneladas
  2. São Gabriel: 134 mil toneladas
  3. Uruguaiana: 125 mil toneladas
  4. Alegrete: 95,6 mil toneladas
  5. Itaqui: 63 mil toneladas
  6. Cachoeira do Sul: 54 mil toneladas
    Fonte Gaúcha/ZH