E a saga da estrada Cachoeira/Rio Pardo continua. Veículos acabam tombando no barro

Basta chover para que a ERS-403, que liga Cachoeira do Sul a Rio Pardo , fique intransitável. Na tarde de quinta-feira (3), um bitrem carregado de soja não venceu o atoladouro e tombou às margens da rodovia, que tem um trecho de cerca de 27 quilômetros sem pavimentação asfáltica perdendo grande parte da soja que transportava. Em cada período de chuva, os motoristas e moradores são obrigados a enfrentar barro e alagamentos. A estrada, que é de responsabilidade do Daer, não recebe a devida manutenção

A região mais atingida é a situada na localidade de Capão do Valo, na divisa de Cachoeira com Candelária e Rio Pardo. Sem o devido escoamento para a água da chuva, a estrada se transforma em uma dor de cabeça, para quem necessita escoar a produção (arroz, soja, milho) e outros produtos produzidos nas propriedades.

O asfaltamento da 403 se arrasta há quase 30 anos. O trajeto de 62 quilômetros entre Cachoeira e Rio Pardo ainda tem quase 27 quilômetros de estrada de chão, que durante o verão ou inverno ficam intransitáveis.

A primeira intervenção para o asfaltamento ocorreu em 1994, quando a obra foi dividida em dois lotes. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a autarquia realiza constantemente a manutenção do trecho com serviços de patrolagem, a fim de manter as condições de trafegabilidade.