Cachoeirense Alexandre Garcia deixa a Globo

Um dos rostos mais conhecidos do telejornalismo brasileiro, o apresentador Alexandre Garcia deixou a Globo após pouco mais de 30 anos ligado à empresa. A informação foi confirmada pela assessora da emissora.

Em comunicado enviado à imprensa, o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, disse que a decisão de sair foi tomada pelo próprio Garcia. O motivo seria a necessidade de dar uma pausa na carreira, marcada pelo ritmo agitado — Garcia está com 78 anos. Kamel também relembrou momentos do jornalista na emissora e ressaltou a contribuição do ex-colaborador à empresa.

“Em decisão muito refletida, depois de quase 31 anos de trabalho aqui na Globo, Alexandre decidiu deixar a emissora para amenizar um pouco o seu ritmo frenético de trabalho. Diante do trabalho exemplar ao longo de todos esses anos, é uma decisão que respeito”, escreveu Kamel. “Ele deixa um legado de realizações que ajudaram o jornalismo da Globo a construir sua sólida credibilidade junto ao público. O trabalho na Globo foi a sequência de uma vida profissional que poucos podem ostentar”.

O comunicado também diz que Garcia abandonará a televisão, mas não deixará de escrever artigos e de fazer comentários políticos que já são retransmitidos pelas rádios.

Garcia é natural de Cachoeira do Sul, e estudou Comunicação Social na PUCRS. Atuou na extinta sucursal do Jornal do Brasil em Porto Alegre; depois, mudou-se pelo jornal para Brasília, oportunidade que lhe abriu as portas para o jornalismo nacional. Estreou na extinta TV Manchete em 1983 e, em 1988, começar a trabalhar na Globo.

Alexandre Garcia faz também um comentário diário na Rádio Fandango AM/FM de segunda a sexta as 6h55 da manhã