30º FEGAES – Festival Gaúcho Estadual Estudantil começa nesta sexta-feira

O tradicional evento que reúne milhares de jovens estudantes está chegando aos seus 30 anos de história.     O 30º FEGAES, acontecerá nesta sexta-feira, sábado e domingo, no Parque da Fenarroz e reunirá mais de 3.607 concorrentes representando 130 Instituições de Ensino do Rio Grande do Sul e uma de Santa Catarina. Os concorrentes são oriundos de 53 cidades gaúchas e 1 Catarinense.

O FEGAES, Festival Gaúcho Estadual Estudantil, é um dos maiores festivais gaúchos que envolvem exclusivamente estudantes e visa difundir a nossa cultura e raízes. O foco do festival é o meio estudantil em todos os níveis matriculados em instituições educacionais, destaca o Gestor Cultural Leandro Balardin.

         As seguintes modalidades serão disputadas no evento:

1º- Grupo de Danças Tradicionais

15º- Gaita Ponto até 8 Baixos e Mais de 8 Baixos

2º- Melhor Entrada de Grupo de Danças Tradicionais

16º- Conjunto Musical de Grupo de Danças Tradicionais

3º- Melhor Saída de Grupo de Danças Tradicionais

17º- Concurso de Peões e Prendas Estudantil Estadual

4º- Dança Gaúcha de Salão

18º- Concurso de Solidariedade

5º- Chula

19º- Concurso da Mostra Folclórica

6º- Conjunto Vocal

20º- Prova Cultural por Instituição

7º- Conjunto Instrumental

21º- Instituição de Ensino Campeã

8º- Declamação

22º- Instituição de Ensino Destaque

9º- Poesia Inédita

23º- Município Campeão

10º- Solista Vocal

24º- Município Mais Distante

11º- Canção Inédita

25º- Melhor Torcida

12º- Dupla Regionalista

26º- Maior Delegação

13º- Instrumentista

27º- Melhor Acampamento Gaúcho por Instituição

14º- Gaita Tecla

            Para realização do FEGAES são necessários, pelo menos quatro meses intenso de preparação. Contando com o apoio de muitos voluntários e amigos, não tenho palavras para resumir a emoção que a Comissão organizadora do nosso Festival quando chegamos à véspera de início de mais uma grandiosa edição, destaca Vera Balardin, coordenadora geral.

            Somos gratos pelo crescimento do evento, principalmente porque este crescimento veio pela vontade de muitas pessoas que anonimamente se somaram a nossa coordenação. Tenho uma gratidão enorme por todos que me ajudam. Hoje o Fegaes é maior que todos nós e a cada ano que passa os desafios aumentam. 

Expectativa de público – É esperada uma média de 25 mil visitantes durante os três dias do evento. Público este composto pelos estudantes concorrentes, professores, pais, acompanhantes e comunidade local.

Programação, Horários e Palcos – Divulgada no site oficial e inicia sexta-feira (23/11).

Praça de Alimentação – O evento terá mais de 10 lancherias, além de sorveteria, Milk sheik, dentre outros lanches que estarão na praça de alimentação. Todos os espaços para comércio de alimentação já foram reservados pelos comerciantes locais e da região. 

Equipe organizadora – A equipe organizadora do Festival é composta por mais de 150 voluntários e colaboradores que ajudam o evento mais diversas áreas (Recepção, Credenciamento, Alojamento, Alimentação, Limpeza, Cozinha, Revisão e Planilhamento de notas, Informática, Sonorização, Ornamentação, Saúde, Transporte, Segurança, Apresentação e Direção de Palcos e Assessoramento Geral): 

Avaliadores – Ainda colaboram com o Festival mais de 55 avaliadores que atuam na avaliação dos concursos.

Acampamento – No Parque de eventos é permitido o acampamento para os participantes e visitantes. Para os visitantes é solicitado um sacolão de alimentos. E aos participantes é livre.

 

Alojamentos – A comissão organizadora ainda busca desesperadamente locais para alojarem instituições participantes. Ao todo, são necessários mais de 30 locais de alojamentos que podem ser em escolas, entidades, clubes, CTGs, galpões, sede de empresas e outros locais que disponham de cozinha e banheiros.

 

Evento Paralelo – Acontece paralelamente durante o Festival a FEGARTS – Festival Gaúcho de Artesanato.

 

O festival conta com o APOIO Cultural da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul e do Sistema Pró-cultura RS que através do Conselho Estadual de Cultura aprovou o Projeto Cultural elaborado e apresentado pela entidade, o ICR – Instituto Cultural Riograndense.

Acesso ao evento

→ Público – Ingresso Solidário, 1 kg de alimento não perecível *