Mais de 1200 alunos da UERGS estarão em Cachoeira a partir de quarta-feira para 8º SIEPEX

A comunidade acadêmica da Uergs se prepara para estar em Cachoeira do Sul a  de quarta-feira a sexta desta semana, onde ocorrerá a 8ª edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex) da Universidade. Este ano, são 1253 inscrições de participantes e 613 inscrições de trabalhos. A cada ano, o Siepex ocorre em uma das Unidades da Uergs, com um tema que norteia os debates que ocorrem durante os três dias. Cachoeira do Sul sedia a edição que tem como tema o “Desenvolvimento Sustentável: perspectivas e desafios”.
Além da apresentação dos trabalhos produzidos pelos estudantes da Uergs e de outras Instituições de Ensino Superior, a programação do Salão conta com atividades culturais, minicursos e visitas técnicas em diversos locais do município. Durante o evento também são realizados o Seminário de Territorialidade, que este ano tem como tema “Os impactos do agronegócio na qualidade da água para consumo humano e as estratégias regionais para reduzir os efeitos negativos da prática” e o Fórum Permanente de Discentes (Fopdi).
A maioria dos trabalhos serão apresentados na forma de pôsteres, e a novidade da 8ª edição é que eles serão expostos na Praça José Bonifácio, para oportunizar que a comunidade de Cachoeira do Sul conheça os trabalhos desenvolvidos pela Uergs em todo o estado. No local também ocorrerá, durante todos os dias de Siepex, a Feira da Agricultura Familiar, fruto de um projeto de Extensão da Uergs em Cachoeira do Sul, além de atividades culturais que integrarão a comunidade da Uergs com os cachoeirenses.
As apresentações orais de trabalhos e as oficinas ocorrerão na Unidade da Uergs em Cachoeira do Sul. No Parque da Fenarroz, serão organizados os alojamentos e oferecidas as refeições aos estudantes da Uergs.