HCB inicia obra de ampliação do Centro Regional de Oncologia.

O Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul iniciou neste mês de outubro a ampliação do Centro Regional de Oncologia. A obra já está em fase de terraplanagem. Esta é a primeira ampliação e reforma que o CRO sofrerá desde 2012 quando foi inaugurada.

A Oncologia terá um aumento de cerca de 160 m², onde irá contemplar uma nova sala de aplicação de quimioterápicos, área para recepção e sala de espera com 24 lugares; além de uma sala de urgência e mais quatro consultórios médicos. Uma parte do prédio da oncologia também será reestruturado, onde a atual sala de emergência será substituída por uma sala de aplicação de quimioterapia e um posto de enfermagem. Um ambiente administrativo também será transformado em sanitários e banheiro para cadeirantes. A obra tem previsão de ser concluída em 11 meses.

“O tratamento do câncer no HCB evoluiu e os atendimentos da Oncologia aumentaram”, destaca o superintendente Luciano Morschel. De janeiro a setembro deste ano já foram atendidos 13.902 pacientes, onde 5.266 aplicações de quimioterapia e 6.700 consultas. Atualmente a Oncologia atende pacientes de Cachoeira do Sul e dos municípios pertencentes a 8ª Coordenadoria de Saúde.

Morschel considera que “como exemplo de ampliação, o acréscimo de consultórios é necessário para possibilitar acesso aos diversos profissionais que atendem no CRO, como: médicos oncologistas clínicos, médicos oncologistas cirúrgicos, cirurgião torácico, cirurgião urológico, cirurgião mastologista, médico otorrinolaringologista; além de nutricionista, assistente social, psicólogo, fonoaudióloga e enfermagem”.

Nara Hampel, coordenadora da Lojinha HCB, agradece a comunidade cachoeirense pela confiança no trabalho das voluntárias, “porque é com a doação de cada um que foi possível arrecadar recursos suficientes para a ampliação da Oncologia do nosso hospital”. Em 2018 a Lojinha HCB comemorou 18 anos de atividades. As doações de roupas, objetos de decoração, roupas de cama, mesa e banho podem ser entregues de segunda a sexta-feira na Lojinha HCB, na Rua Sete de Setembro no térreo da Casa de Cultura, sempre a partir das 14h.

Junto com a ampliação da oncologia será ampliado também no andar superior a área para arquivo de prontuários com uma área de 163,97m². Todo o material de construção que será utilizado está avaliado em R$ R$ 206.426,34  é oriundo do valor arrecadado com as vendas de doações na Lojinha HCB em 2018.

 

Saiba Mais:

 

Em 2017

18.377 atendimentos

8.144 aplicações de quimioterapia

8.231 consultas

A ampliação contemplará:

– Sala de espera com 24 lugares;

– Sala de aplicação de quimioterápicos;

– Quatro (4) consultórios médicos;

– Dois (2) sanitários;

– Posto de Enfermagem;

– No andar superior, arquivo de prontuários de pacientes.