Prefeitura alerta que para declaração do ITR precisa do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural

Os proprietários de imóveis rurais de Cachoeira do Sul precisam providenciar a atualização e quitação do seu Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). O documento é feito na Unidade Municipal de Cadastramento (UMC)/INCRA de Cachoeira do Sul e é necessário para fazer a Declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), que já está com prazo aberto.

A UMC Cachoeira do Sul funciona junto à Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, na Rua Gabriel Leon 1109, com funcionamento de segunda a sexta das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Documentos necessários para a atualização do CCIR:

– Matrícula atualizada da área (30 dias);

– CPF e RG do proprietário (ou dos proprietários, caso a matrícula esteja em condomínio);

– CPF e RG do cônjuge;

– Telefone de contato e endereço residencial completo.

Para apenas emitir o CCIR, o acesso é através do site www.incra.gov.br

Outros serviços:

A Unidade Municipal de Cadastramento/INCRA também é responsável pelas atualizações dos cadastros rurais após serem georreferenciados, procedimento obrigatório nas áreas acima de 250 hectares, e a partir da data de 20 de novembro de 2018, dos imóveis entre 100 e 250 hectares.

Certidões para aposentadoria rural também são requeridas através da UMC, mediante apresentação do documento de identificação do proprietário da área.

Após protocoladas na sede do INCRA SR11, as certidões têm o prazo de 40 dias para serem confeccionadas e encaminhados ao requerente, em razão da crescente procura pelo documento. Mais informações pelo telefone (51) 3724 -6104, com Adriana Hörbe.