Escola Zilah Da Gama Mór mostrará seu projeto ambiental na Expointer

A Escola Estadual Zilah da Gama Mór, do distrito de Ferreira, de Cachoeira do Sul, participará da 41ª Expointer, que ocorrerá de 25 de agosto a 2 de setembro, em Esteio. O educandário foi um dos 15 da rede estadual selecionados para mostrar práticas na área da educação ambiental em escolas do campo.  O projeto “Escola bonita, escola consciente” será exposto de 24 a 28 deste mês, no Parque de Exposições Assis Brasil.
O aproveitamento de embalagens recicláveis no embelezamento da comunidade escolar é o tema do projeto. Conforme o diretor José Renato Dias, as ações que ocorrem em 2018 vêm sendo construídas ao longo dos últimos anos. “Reunimos as várias atividades de educação ambiental que a escola já desenvolvia num projeto único”, explicou. A escola atende 119 alunos do Ensino Fundamental e todos estão envolvidos na iniciativa, com a coordenação geral da professora Marilu Dutra.
Além da Zilah, as outras escolas estaduais do campo que estarão na Expointer são de Taquari, Estrela, Santo Ângelo, Vitória das Missões, Santo Antônio das Missões, Santiago, Antônio Prado, Venâncio Aires, Salto do Jacuí, Nonoai, Itatiba do Sul, Três Passos, Crissiumal e Triunfo. Cada escola será representada, no evento, por um professor e um aluno.
O projeto da Escola Zilah
Ações ambientais desenvolvidas
Construção de hortas e jardins a partir de embalagens pet
Confecção de brinquedos reciclados para incrementar o recreio dos estudantes
Aproveitamento de todo tipo de materiais reciclados para construção de maquetes e instrumentos relacionados aos conteúdos e objetivos desenvolvidos nas diferentes áreas de conhecimento
Estímulo da consciência ambiental, repensando o aproveitamento das embalagens utilizadas no cotidiano
Proposição de alternativas sustentáveis para o lixo produzido no campo