ESF do Bairro Noêmia não aplica vacina contra a pólio e sarampo por falta de planejamento da Prefeitura

A unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF), do Bairro Noêmia, na zona norte de Cachoeira do Sul, não ainda  está aplicando vacinas contra a pólio e o sarampo e também não vacinou contra a gripe. O motivo foi a realização de reforma na rede elétrica junto à sala de vacina, onde havia sobrecarga em uma tomada e em disjuntor feita de última hora pela Prefeitura de Cachoeira.

O trabalho foi realizado, mas lá se vão quase três meses de espera. Até agora a ESF não recebeu o laudo de autorização, que é expedido pela 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul. A vistoria já foi realizada, segundo a equipe da ESF, que manifesta preocupação a situação.

As famílias que levam seus filhos para se vacinarem na ESF são orientadas a procurar a unidade sanitária localizada no Centro Social Urbano (CSU), no Bairro Santa Helena, que não fica perto do Bairro Noêmia.

 

O vereador Itamar Luz (PSDB), morador do Bairro Noêmia, há algum tempo denuncia na Câmara o descaso da Prefeitura com relação à unidade de saúde. A não aplicação de vacinas tinha sido revelada pelo parlamentar, que cobra uma providência urgente da Secretaria da Saúde.