Cachoeira registra primeira morte por Gripe A em 2018

A Vigilância Epidemiológica de Cachoeira do Sul recebeu nesta sexta-feira (13) a confirmação do primeiro caso de óbito por Influenza B ou Gripe A no município. O homem de 58 anos estava internado no HCB desde sábado, foi transferido para a UTI e faleceu na última segunda-feira (9). Ele havia recebido a dose da vacina contra gripe. Ele sofria de diabetes e era insulinodependente.

De acordo com enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Andréa Santos, cada pessoa tem uma resposta imunológica à vacina. “Lembramos que, em adultos, a maioria das complicações e mortes ocorrem em pessoas portadoras de doenças de base. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para prevenção da influenza grave e de suas complicações”, explica.

A vacinação, embora não confira proteção completa nem proteção contra todas as causas de morte, previne aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais em idosos, independentemente da etiologia, 40% dos casos de síndrome gripal e 50% a 70% das mortes em que o vírus influenza foi identificado em laboratório, segundo dados do Informe Técnico da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, adaptado pelo Programa Estadual de Influenza 2018. A vacinação contra influenza, mesmo quando a eficácia é reduzida, pode impedir diversas internações, friza Andréa. Em 2016 Cachoeira registrou 9 casos de Influenza (A e B) com 5 óbitos.