Transporte Escolar do Estado está fazendo georreferenciamento

O Setor de Transporte Escolar da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) está fazendo o georreferenciamento dos alunos atendidos pelo serviço em Cachoeira do Sul. A equipe do setor, formada por Rejane Lima e Indaer Silveira, está localizando, na zona rural, as coordenadas geográficas do ponto de acesso ao transporte referente a cada um dos 607 alunos atendidos, com a utilização de aplicativo digital. Nesta semana, elas estiveram na Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, no distrito de Três Vendas, para fazer a geolocalização dos estudantes do local.
O objetivo, conforme as integrantes do setor, é gerenciar melhor e otimizar as rotas do transporte escolar público. Os dados de geolocalização são lançados no novo software de gestão do transporte escolar disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O trabalho está ocorrendo em todo o estado e o georreferenciamento serve como parâmetro para novos contratos e, inclusive, para aditivos aos que já estão em vigência, explicaram Rejane e Indaer.
Nos outros 10 municípios da região da 24ª CRE, o transporte escolar é garantido pelas prefeituras municipais, através de convênio com o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE). Nestes, o georreferenciamento está sendo feito pelos próprios municípios, que também fazem a inserção no sistema. A 24ª CRE está apoiando ação nos municípios da região, orientando sobre o processo, que teve início com capacitação oferecida pela Seduc, em 2017. Em toda a região, um total de 2.757 alunos da rede estadual são atendidos pelo transporte escolar.