24ª CRE em treinamento para o Censo Escolar

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação participou, nesta terça-feira (5), em Porto Alegre, do segundo dia de treinamento para o Censo Escolar 2018. A capacitação, oferecida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), contou com a presença do integrante da equipe técnica do Ministério da Educação (MEC), Marcos Rogério Serra Pereira.
As assessoras pedagógicas Maribel Schneider e Rosângela Fonseca, da 24ª CRE, participaram das atividades e farão a multiplicação do treinamento para as escolas estaduais da região. A data de referência da coleta de dados deste ano é a realidade escolar verificada em 30 de maio. A inserção de dados no sistema Educacenso vai até 31 de julho. Uma novidade neste ano é que as escolas estaduais farão a migração de informações do sistema de Informatização da Secretaria da Educação (ISE) para o Censo Escolar.
O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O objetivo é realizar um amplo levantamento sobre a educação brasileira. É o mais importante levantamento estatístico educacional sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional.