Instituto João Neves inaugurou reforma do telhado

Foi inaugurada nesta quinta-feira (23) a reforma do telhado do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul. A entrega da obra à comunidade escolar fez parte da programação em comemoração aos 89 anos da escola. O investimento do Governo do Estado na reforma foi de R$ 442 mil.
A inauguração contou com a presença da Coordenadora Regional de Educação, Julieta Prestes, do Coordenador Adjunto, Geraldo Fogliarini, e do Assessor Jurídico da 24ª CRE, Manoel Felix. Os alunos e professores do Curso Normal acompanharam a solenidade. Durante a inauguração, a diretora do João Neves, Ana Maria Bembom, apresentou fotos que mostraram o telhado antes e depois da reforma: “o que vemos hoje é algo que nos deixa tranquilos. Agora temos segurança”, avaliou.
Para a Coordenadora Regional de Educação, o trabalho em conjunto entre escola e Coordenadoria tem como foco o aluno. “Vamos continuar lutando, juntos, para que o Instituto João Neves continue fazendo história com uma educação de qualidade, formadora de profissionais competentes que darão sequência à tarefa de educar”, afirmou Julieta, que foi aluna e professora do João Neves.
O antes e o depois
A diretora do Instituto João Neves lembrou que, desde 2012, a escola sofria com alagamentos a cada chuva forte, com danos a salas e laboratórios, entre eles o do Curso Normal, que também foi completamente reequipado. Ana Bembom relatou que uma mobilização pela reforma completa do telhado foi iniciada em conjunto com a 24ª CRE no início da gestão da Coordenadora Julieta Prestes, em 2015.
A execução da obra foi confirmada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) naquele mesmo ano, durante visita à escola pelo Secretário Estadual de Educação da época, Carlos Eduardo Vieira da Cunha.  “A 24ª CRE compreendeu a nossa angústia e nos apoiou. Hoje é o momento de agradecer”, manifestou a diretora.
A reforma foi executada no segundo semestre de 2016 mas, ao longo de 2017, ainda foram feitos ajustes. Conforme a diretora do João Neves, a escola seguirá com uma rotina de manutenções sistemáticas do telhado. A reforma incluiu adequação da estrutura e troca completa das antigas telhas de barro pelas atuais, de fibrocimento de oito milímetros de espessura.
Festa
A inauguração do telhado do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura faz parte da programação dos 89 anos da escola e 53 anos da 24ª CRE, ambos completados em 22 de maio. No João Neves, as festividades seguem nesta sexta-feira e no sábado, a Feira do Livro da escola.