Finalmente Câmara de Vereadores diz que vai restaurar adornos. Agora tem que contratar empresa para o serviço

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Igor Noronha (PMDB), recebeu, , o arquiteto Thiago Faccin Cazarotto e a vice-presidente do Compahc, Mirian Ritzel. O arquiteto foi contratado pelo Legislativo em março deste ano para realização de laudo técnico da fachada do Palácio João Neves da Fontoura, após a queda de dois adornos de sua estrutura, entre o final de 2017 e o início de 2018.

No relatório entregue pelo arquiteto, Cazarotto constatou que as estruturas que caíram são fixadas à edificação através de um vergalhão metálico inserido na alvenaria, servindo de apoio a um tubo metálico dentro da peça decorativa, que foi construída em separado e posteriormente anexada ao prédio. A estrutura metálica sofreu desgaste pela ação do tempo e pela umidade, ocasionando o rompimento e desprendimento dos dois adornos.

Segundo o laudo técnico, o desgaste dos suportes metálicos nos dois elementos que caíram leva a inferir que o desgaste pode repetir-se nos demais 57 que estão fixos no prédio. Em razão disso, o documento recomenda a imediata retirada de todos os demais elementos decorativos semelhantes, substituindo o sistema de fixação desgastado por um sistema de fixação novo e mais seguro.

Na reunião, o presidente Igor Noronha informou que a Câmara já deu início ao procedimento licitatório para contratação de empresa para proceder às medidas indicadas no estudo, estando prevista a publicação do edital para esta semana. “Aproveito para agradecer a participação do Compahc em cada etapa do processo. Esperamos que essa parceria se mantenha nas etapas seguintes, pois temos grande preocupação de respeitar todas as peculiaridades desse prédio histórico em toda e qualquer intervenção”, destacou o presidente.