Guarnição Federal comemorou o Dia do Exército em Cachoeira

O Dia do Exército,   comemorado nesta quinta-feira (19), em Cachoeira do Sul, foi marcado pela entrega de medalhas em solenidade, realizada no 13º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), com a participação de militares do 3º Batalhão de Engenharia de Combate em uma formatura com a presença de familiares e convidados. O encerramento se deu com o desfile da tropa. As unidades integram a Guarnição Federal do município.

Além de um grupo de militares condecorados, também houve homenagem para civis. O gerente operacional da Celetro, engenheiro Gilson Denis Della Valentina recebeu a medalha de Colaborador Emérito do Exército. Também a Ulbra de Cachoeira do Sul foi destacada com a entrega de certificado pela parceria existente com as unidades militares. Receberam o diploma de colaborador emérito do Exército Brasileiro, o diretor da Ulbra, Rogério Brandt e Juliana Hintz Germano Sheidt, do Curso de Odontologia.

O comandante da Guarnição Federal e do 13º GAC, coronel Lívio Sandro Valença de Souza, disse que comemorar o Dia do Exército é lembrar de compromissos assumidos há 370 anos. Ele observou que a sociedade brasileira pode contar sempre com o Exército em qualquer circunstância. “Em Cachoeira do Sul estamos integrados com a comunidade e somos a instituição que é referência para a população, porque trabalha de forma correta”, afirmou.

Para o coronel, o Dia do Exército é celebrado no dia 19 de abril em memória à Batalha dos Guararapes, que aconteceu em 1648, em Pernambuco. “Este exemplo não pode ser esquecido, por isto, o 19 de abril é uma data especial”, salientou.

OS HOMENAGEADOS

– 1º tenente Carlos Alberto Alberto Dias de oliveira (13ºGAC) – medalha militar de serviço amazônico com passador de prata.

– 1º sargento Paulo Fernando Santos da Silva (13º GAC) –  medalha militar de serviço amazônico com passador de bronze.

– 3º Sargento Vitor Strassburger Beskow Sobrinho (3º BE Comb) – medalha militar de serviço amazônico com passador de bronze.

– 1º Sargento Wilson Ávila Brochi (13º GAC) – medalha militar de prata com passador de prata, vinte anos de bons serviços prestados. Medalha corpo de tropa com passador de Prata, bons serviços prestados durante mais de 15 anos.

– 1º Sargento Gilmar Alceri Teixeira Machado (13º GAC) – medalha corpo de tropa com passador de prata pelos bons serviços prestados em organização de corpo de tropa durante mais de 15 anos.

– 2º Sargento Jonas Arrial de Souza ( 3º BE Comb) – medalha corpo de tropa com passador de bronze, pelos bons serviços prestados em organizações de corpo de tropa durante mais de 10 anos.

–  Gilson Denis Della Valentina (Engenheiro Eletricista e Gerente Operacional da Celetro) – Medalha Exército Brasileiro, por seus serviços prestados, sua conduta pessoal e elevado conceito a cidade de Cachoeira do Sul e ao Exército Brasileiro.