Inscrições para o Encceja 2018 vão até dia 27

As inscrições para o Encceja Nacional 2018 (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos) começaram nesta segunda-feira (16) e vão até as 23h59min de 27 de abril (horário de Brasília – DF) no portal http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Entre 30 de abril e 4 de maio serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social.
O Encceja, pelo qual se pode obter a conclusão de ensino fundamental ou médio, é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. Para prestar o Encceja do Ensino Fundamental é preciso ter 15 completos até a data do exame. Para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.
A aplicação, em todas as unidades da federação, ocorrerá em 5 de agosto de 2018. As provas no turno matutino serão aplicadas às 9h e as avaliações do turno vespertino, às 15h30. Em todas as localidades deverá ser seguido o horário de Brasília – DF. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.
Orientações para inscrição
 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das secretarias estaduais de educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. Durante a inscrição, o participante precisa escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.
Ao fazer a inscrição, o participante também precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem visa ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.
O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova. No ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. No ensino médio, as áreas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias
O Encceja Nacional é realizado em parceria com as 27 secretarias estaduais de educação – todas celebraram termo de parceria com o Inep. O Encceja Nacional PPL é uma parceria com o Ministério da Justiça, enquanto o Encceja Exterior e o Encceja Exterior PPL são viabilizados graças a uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores.