Certificado do Ensino Fundamental pelo Encceja já pode ser solicitado na 24ª CRE

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) já está emitindo a certificação do Ensino Fundamental para quem obteve aprovação através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados podem fazer a solicitação no Núcleo de Apoio Pedagógico da CRE. É preciso ter no mínimo 15 anos para solicitar o certificado e é necessário apresentar CPF, documento de identidade e levar a senha do Encceja. A 24ª CRE funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às18h.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na quinta-feira (29) os resultados do Encceja do Ensino Fundamental, no site http://enccejanacional.inep.gov.br. Para fazer a consulta, o próprio participante pode acessar o boletim de desempenho, informando o CPF e a senha cadastrada durante a inscrição. Quem obteve a aprovação em apenas uma área do conhecimento ou em mais de uma mas não em todas poderá solicitar certificação parcial.
Para pessoas que prestaram o Encceja do Ensino Médio, cujos resultados foram divulgados em fevereiro, a 24ª CRE já emitiu 170 certificados de conclusão e 119 parciais, totalizando 289 documentos entregues. A certificação do nível médio ainda pode ser solicitada.
O Inep também disponibilizou os resultados dos participantes do Encceja para pessoas privadas de liberdade. As notas do Encceja Exterior serão divulgadas até 6 de abril.
Inscrições ao Encceja 2018 começam dia 16
As inscrições para o Encceja, pelo qual se pode obter os diplomas de ensino fundamental ou médio, estarão abertas de 16 a 27 de abril, pelo site  http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. O edital já foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
Embora o exame seja gratuito, a partir de agora, o candidato que faltar no dia da aplicação da prova e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente.
Neste ano, as provas estão marcadas para 5 de agosto e as notas dos candidatos devem ser divulgadas em outubro. Para prestar o Encceja do Ensino Fundamental é preciso ter 15 completos até a data do exame. Para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.