Secretária Municipal de Saúde chama proprietários de farmácias de Cachoeira para definir plantão 24hs

A Secretaria da Saúde de Cachoeira do Sul vai exigir o cumprimento da lei que trata sobre o sistema de plantão de farmácias no município. Uma reunião, para qual todos os proprietários de farmácias e drogarias da cidade foram convocados, na próxima quarta-feira (14), às 16h, vai tratar do assunto. O local é a sede do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS).

A convocação é assinada pelo secretário de Saúde, Roger Gomes pela coordenadora da DVS, Michele Prevedello Casarin. No documento, é salientado o artigo 56 da Lei 5.991/93, que diz: “as farmácias e drogarias são obrigadas a plantão, pelo sistema de rodízio, para atendimento à comunidade”. Roger também cita a Lei 3.336/2002, que dispõe sobre o plantão noturno de farmácias.

Apesar do grande número de farmácias em Cachoeira do Sul, o plantão fica restrito a um estabelecimento. Segundo o secretário existe uma lei federal e uma municipal referente a questão dos plantões. “Vamos tratar do assunto com os proprietários de farmácias e, se nenhum deles se interessar em prestar o atendimento 24h, vamos organizar o rodízio”, garantiu Roger Gomes.