Serviço de Nefrologia do HCB irá comemorar o Dia Mundial do Rim

No dia 08 de março de 2018 será comemorado o Dia Mundial do Rim e neste ano o foco é alertar a população com relação à saúde dos rins na mulher. Diversas atividades vão marcar este dia para alertar e dar informações relacionadas à prevenção das doenças renais.O tema deste ano é a “Saúde da Mulher – Cuide de seus Rins”.

A equipe do Serviço de Nefrologia do HCB estará durante todo o dia 08, próxima quinta-feira, realizando uma blitz interna no hospital orientando colaboradores, pacientes e acompanhantes para a prevenção e a importância de um diagnóstico precoce.

Já dosou sua creatinina?

A creatinina existe no sangue e é um produto do metabolismo muscular. Filtrada do sangue pelos rins e excretada pela urina em uma velocidade relativamente constante, as alterações da sua concentração sanguínea refletem o estado de saúde ou doença dos rins. Taxa elevada de creatinina no sangue é um dos indicadores de insuficiência renal.

Serviço de Nefrologia do HCB

O Serviço de Nefrologia do HCB comemora no dia 15 de março, 12 anos de existência. Quando inaugurou em 2006, o serviço contava com uma equipe de nove pessoas. Mais de uma década depois são 27 profissionais cuidando da saúde e bem-estar de 120 pacientes de Cachoeira do Sul e da 8ª Região (Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Segredo, Sobradinho, Cerro Branco, Novo Cabrais, Estrela Velha e Lagoa Bonita), com funcionamento dividido em três turnos de segunda a sábado.

No setor são tratados pacientes portadores de doenças renais, sendo realizadas sessões de hemodiálise, consultas médicas, de enfermagem, avaliação nutricional, atendimento psicológico e serviço social, além de acesso a todos os serviços que o HCB oferece.