Aos poucos, Escolas Estaduais retomam aulas em Cachoeira e região

Na região da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, 23 das 51 escolas estaduais voltaram às aulas nesta segunda-feira (26). Outras 12 já haviam iniciado o ano letivo na última semana e as demais vão começar suas aulas em março e abril. No primeiro dia de aula, a alegria marcou o reencontro dos alunos com seus colegas e também com os professores.
Na Escola Estadual Dinah Néri Pereira, no interior de Cachoeira do Sul, por exemplo, os estudantes surpreenderam com abraços a equipe escolar já na descida do ônibus que leva docentes, funcionários e direção para a localidade. “É gratificante ser recebido com tanto carinho”, avalia a coordenadora pedagógica da escola, Lúcia Caetano. Ela relatou que a escola é um ponto de integração da comunidade. Por isso, muitos pais e integrantes do Conselho Escolar e Círculo de Pais e Mestres (CPM) também estiveram na escola no primeiro dia de aulas, que teve o recreio estendido para a troca das novidades das férias.
Todas as escolas da região foram convidadas a colocar em prática o Amigo Acolhedor, informou a responsável pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da 24ª CRE, professora Cleonice Carin Bankow. O objetivo de combater o bullying e melhorar as relações entre os estudantes.