Professores das Escolas Municipais de Cachoeira retomam atividades com encontro na ULBRA nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Educação realizará nesta  quarta-feira(21) o encontro oficial de abertura do ano letivo de 2018.

O evento reunirá cerca de 1000 profissionais da educação, entre professores, supervisores escolares, orientadores educacionais, diretores, vice-diretores, monitores e profissionais de apoio que atuam nas 37 escolas municipais e nas 3 escolas de educação infantil conveniadas.

Este ano, a SMEd firmou uma parceira com a Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e com a Faculdade Antonio Meneghetti – AMF com a intenção de qualificar ainda mais os encontros de formação continuada dos educadores e gestores escolares.

O encontro será às 19h, no Salão de Atos da ULBRA, o Painel: Base Nacional Comum Curricular: o que muda na escola? Além de marcar o início do ano letivo das escolas municipais o evento irá receber também os acadêmicos da ULBRA para a Aula Magna dos cursos de Pedagogia e Educação Física.

PALESTRANTES:

Profª Dra Maria Carmen Silveira Barbosa

Professora na faculdade de Educação da UFRGS, editora da Revista Pátio Educação Infantil e da Revista Infância latino americana em colaboração com oito países. Participou do Movimento Interfóruns de Educação Infantil – MIEIB e participou como consultora Currículo da COEDI/SEB/MEC entre 2008-2016.

Profª Me Tatiane Peixoto Isaia

Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Educação pela UFSM. Atualmente é professora Subestituta do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação da UFSM e Coordenadora Pedagógica da Impare Educação.

Mediadora:

Profª Dra Silvia Maria Barreto dos Santos

Coordenadora do Curso de Padagogia – ULBRA.

FIQUE POR DENTRO:

Abertura do Ano Letivo de 2018 e Aula Magna dos Cursos de Pedagogia e Educação Física da ULBRA

Dia: 21/02/18

Horário: 19h – Credenciamento: a partir das 18h 15 min

Local: Salão de Atos da ULBRA

O que é a Base Nacional Comum Curricular – BNCC?

É uma política pública que determina o que todos os estudantes, das escolas públicas e privadas, têm o direito de aprender. A BNCC foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017, pelo Ministério da Educação. De acordo com o parecer e resolução normativa do CNE (Conselho Nacional de Educação) os sistemas de ensino já podem começar a trabalhar na implementação da BNCC. De acordo com a Diretora Pedagógica, Carla Zinn, as escolas do sistema municipal de ensino já vêm estudando a BNCC desde a sua primeira versão e no ano passado foram organizados, pela SMEd, encontros formativos e Grupos de Estudos para a revisão do Referencial Curricular do Município. O prazo máximo para a revisão curricular é até o inicio do ano letivo de 2020.

PARA SABER MAIS…

Dia 22/02: Os Diretores, Vice-diretores das Escolas Municipais e técnicos da SMEd participarão, durante o dia, de uma programação na Faculdade Antonio Meneghetti. A programação terá como temática “O gestor como líder de equipe”. A Faculdade Antonio Meneghetti fica no Distrito de Recanto Maestro e estarão envolvidos cerca de 100 profissionais.

Dia 23/02: As equipes diretivas das escolas municipais e conveniadas estarão recebendo os professores e funcionários, diretamente na escola, para atividades de acolhimento e planejamento.

Dia 26/02: Início do ano letivo para todos os estudantes das escolas municipais e conveniadas.