Mãe telefona para 190 da Brigada Militar de Cachoeira e salva vida de seu filho

O telefonema de uma mãe em desespero à Brigada Militar ao constatar que seu bebê, de 21 dias, está engasgado foi decisivo para preservar a vida da criança. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), em Cachoeira do Sul.

Pouco antes do meio-dia, mais precisamente às 11h52min, o sargento Tiago da Silva Mathias estava no plantão do telefone 190 quando recebeu a ligação. A mãe, Thais Vieira da Silva, estava apavorada. O filho, o pequeno Otávio Vieira Christ, se afogou enquanto dormia e não estava conseguindo respirar.

O sargento Mathias começa a passar orientações para Thais, como manter o menino com a cabeça levemente inclinada para baixo, com a palma na mão no tórax e dar tapinhas nas costas. Neste momento, o bebê começa a salivar.

O sargento Mathias orienta uma colega a acionar o Corpo de Bombeiros. O policial militar deduz que o menino possa ter se afogado com leite materno ou refluxo de algum fluído do organismo. “Enquanto ele estiver babando é porque está em processo de respiração. Ele não pode ficar roxo”, recomenda o PM.

Ouça a gravação:

Passados aproximadamente 10 minutos da conversa, a ambulância dos Anjos da Guarda do Corpo de Bombeiros chega à casa de Thais, nas proximidades da Escola Cândida Fortes Brandão, presta os primeiros socorros e encaminha o garoto e a mãe ao Hospital de Caridade e Beneficência.