Projeto das Escolas Estaduais em parceria com a UFSM será ampliado em 2018

Será ampliada a participação de alunos de Ensino Médio das escolas estaduais no projeto de extensão “Concepção de sinergias na área de transportes no Vale do Jacuí-RS”, desenvolvido pelo curso de Engenharia de Transportes e Logística do campus de Cachoeira do Sul da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A renovação da parceria foi confirmada pela titular da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), professora Julieta Pereira Prestes, em encontro com o coordenador do projeto de extensão e de curso, professor Dr. Alejandro Ruiz Padillo. “A apresentação da proposta para as escolas ocorrerá no próximo dia 20, em reunião com diretores e supervisores, na 24ª CRE”, informou a Coordenadora Regional de Educação.
Conforme o professor Padillo, o projeto promoverá encontros da universidade nas escolas. “O objetivo é propiciar trocas de experiências e divulgação de conhecimentos sobre as potencialidades e problemas existentes nos sistemas de transporte na região, sob os pontos de vista técnico, ético, econômico, social e ambiental”, explica.
Em 2017, participaram das atividades em 2017 as escolas estaduais Virgilino Jayme Zinn e Borges de Medeiros, de Cachoeira do Sul, mais uma escola particular, totalizando 501 alunos de Ensino Médio. “Em 2018, pretendemos dobrar a participação, envolvendo outras quatro escolas estaduais e duas particulares”, informou o coordenador do projeto. A partir do dia 20, as escolas que tiverem interesse em receber as atividades de extensão poderão fazer a adesão.
O projeto em parceria com as escolas da 24ª CRE já resultou num estudo sobre a avaliação da percepção da segurança viária no entorno de escolas, publicado em artigo científico. O grupo de acadêmicos e professores que participam das ações extensionistas já divulgou o projeto também na Mostra de Projetos da UFSM, em Santa Maria, na Jornada Acadêmica Integrada e no Fórum de Extensão da UFSM.