Daer usará o Rincão da Guajuvira como desvio para obras da ponte do Passo da Areia. Prefeito diz que não.

Servidores do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) começaram a quarta-feira (7) o trabalho de melhoria da estrada da localidade de Rincão da Guajuvira, que liga a Estrada da Ferreira/VRS-809 à BR-153, no Capão da Cruz, interior de Cachoeira do Sul. O corredor já teve quatro quilômetros patrolados e a nova ponte de madeira construída pela Prefeitura sobre o Arroio Ferreira recebe reforços na cabeceira.

Na manhã desta quinta-feira (8), seis servidores do Daer trabalham no trecho. Ao todo, o percurso de chão batido entre o Capão da Cruz e a Estrada da Ferreira possui 5,8 quilômetros. Ainda restam dois para serem patrolados, segundo levantamento feito pela reportagem do Jornal O Correio e Rádio Fandango AM/FM.

Uma das constatações feitas pela reportagem é a necessidade de alargamento do corredor da estrada do Rincão da Guajuvira, entre a ponte de madeira sobre o Arroio Ferreira e o aterro sanitário. O trecho é estreito, o impossibilita o trânsito simultâneo de dois veículos em sentidos opostos.

A direção do Daer em Cachoeira do Sul não se manifestou sobre as obras. Na Prefeitura, o prefeito Sergio Ghignatti questionado pela reportagem,  se disse surpreso  sobre as obras do Daer no Rincão das Guajuviras e que a informação que tinha do engenheiro Pedro Postiglione,  era de que o órgão estadual iria fazer uma via provisória no local das obras da ponte sobre o Arroio Passo D’Areia. O vice-prefeito e secretário de Obras, Cleber Cardoso, diz não ter sido informado pelo Daer a respeito das obras na estrada municipal do Rincão das Guajuviras.

Por enquanto, não há ninguém trabalhando na ponte sobre o Arroio Passo D’Areia, na Estrada da Ferreira, que segue com fluxo normal de veículos em meia pista. Metade da estrutura desabou em julho de 2015, em razão da chuvarada e das enchentes que castigaram o município durante aquele período.

 

Fonte Rádio Fandango AM/FM e Jornal O Correio Digital