Cachoeira registra caso de coqueluche em menino de 9 anos

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta semana a confirmação de um caso de coqueluche no município. O menino de 9 anos de idade é aluno de uma escola na Ferreira. Já foi feita busca ativa no local e avaliação de contatos do paciente e há outros alunos que atendem os critérios para caso suspeito. Amostra para cultura microbiológica de dois deles já foi coletado para análise mas ainda não há resultado. O menino precisou de internação hospitalar, tomou medicação e já está em casa. Tanto a família do menino quanto os colegas com sintomas foram medicados. A análise do material foi feita pelo Lacen, de Porto Alegre.

A equipe da Vigilância Epidemiológica Municipal e Estadual fizeram uma avaliação e levantaram a informação de que o garoto e os colegas estavam com as doses da vacina DPT em dia e que não saíram de Cachoeira do Sul. Este é o primeiro caso da doença confirmado no município. O HCB, a UPA, as UBSs e ESFs foram alertados e estão atentos a possíveis novos casos. Todos os casos suspeitos foram notificados à Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde.

A coqueluche éuma doença infectocontagiosa aguda do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis. Ocontágio se dá pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. A infecção pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida, mas acomete especialmente as crianças.

Os principais sintomas

– Tosse seca há 14 dias ou mais, associado a um ou mais dos seguintes sintomas:

– Tosse Paroxística ( tosse súbita incontrolável, com tossidas rápida e curtas( 5-10) em uma única expiração);

– Guincho inspiratório;

– Vômitos pós tosse.