Anatel abre consulta pública por regras nas ligações de bancos e telemarketing

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer apertar as regras contra ligações que o cidadão recebe, o tempo todo, oferecendo produtos e serviços. Uma consulta pública está aberta, até o dia 1º de abril, para ouvir a população.Uma das propostas é estabelecer, por exemplo, que as operadoras de telemarketing e bancos precisem de uma autorização prévia do consumidor para oferecer qualquer produto ou serviço por telefone. Acesse o site da Anatel e saiba como participar.

Tentativas frustradas

Em 2019 a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) criou  o site “Não me Perturbe”, com a finalidade  dos consumidores que não  queiram receber chamadas de telemarketing oferecendo serviços de telefonia,bancos, TV por assinatura e internet. Qualquer consumidor poderia incluir seus números de telefone neste cadastro,e o prazo para o bloqueio é de 30 dias a contar da solicitação no site,mas na prática de nada adiantou.