Governo muda cronograma e prevê chegada de 400 mil doses da Sputnik V ainda em março

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (3), que prevê a chegada de 400 mil doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Russía contra a Covid-19, ainda em março. O Brasil deverá receber ao todo, até maio, 10 milhões de doses da vacina, segundo a pasta.

A vacina ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária .

Segundo a pasta, a negociação está “em processo das tratativas finais” para a compra da vacina. O contrato é de R$ 639,6 milhões.

A previsão anunciada nesta quarta é uma mudança em relação ao cronograma anterior, que previa as primeiras doses para abril e a entrega final até junho. O ministério afirmou, entretanto, que a nova data ainda pode sofrer mudanças.

Veja a nova previsão de chegada:

  • Março: 400 mil (importadas da Rússia)
  • Abril: 2 milhões (importadas da Rússia)
  • Maio: 7,6 milhões (importadas da Rússia)

Segundo o governo, há expectativa para produção local com a transferência de tecnologia da vacina para a farmacêutica brasileira União Química. As estimativas apontam para 8 milhões de doses da Sputnik V produzidas no Brasil por mês.

A vacina desenvolvida na Rússia é aplicada em duas doses. No mês passado, resultados publicados na revista científica ‘The Lancet’ apontaram que a Sputnil V deve eficiência de 9,5% Isso significa que, nos testes de fase 3, ela conseguiu reduzir em 91,6% os casos de Covid-19 no grupo vacinado em relação ao grupo não vacinado.

fone G1

Converse com a Fandango