Anvisa concede certificado de boas práticas a fábricas ligadas às vacinas da Pfizer e da Janssen

A Anvisa concedeu o certificado de boas práticas para empresas que participam do processo de fabricação das vacinas contra Covid desenvolvidas pela Pfizer/Biontech e pela farmacêutica Janssen. A informação foi divulgada pelo órgão nesta terça-feira (19).

De acordo com o comunicado da Anvisa, quatro empresas participam dos processos de fabricação do insumo farmacêutico ativo biológico, bem como da formulação da vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech. A última delas a receber o aval do órgão quanto ao cumprimento das boas práticas de fabricação foi a Pharmacia & Upjohn Company LLC.

A agência concluiu também a análise referente à segunda empresa que participa do processo de fabricação da vacina desenvolvida pela Janssen, a Grand River Aseptic Manufacturing Inc.  Ao todo, três empresas participam dos processos de fabricação do imunizante. Ainda é necessária a avaliação de uma das empresas.

Tanto a Pfizer quanto farmacêutica Janssen não submeteram suas vacinas contra Covid para avaliação de uso emergencial no Brasil pela Anvisa. A Pfizer alegou recentemente que a solicitação da Anvisa para analisar em caráter emergencial os dados específicos sobre os testes realizados em 3 mil voluntários brasileiros “demanda tempo e avaliações estatísticas específicas”.

Já o laboratório Janssen abriu em novembro, na Anvisa, o processo para avalição dos dados de sua candidata a vacina contra Covid. Com o pedido de submissão contínua dos dados — procedimento pelo qual os dados técnicos dos imunizantes são encaminhados conforme vão sendo gerados, e não só ao final do processo —, o laboratório enviou também o primeiro pacote referente às informações sobre a qualidade do produto.