não haverá prorrogação do prazo para renovar CNH em 2021

Os motoristas que tiverem a CNH vencida em 2021 deverão fazer a renovação dentro do prazo estipulado por lei de um mês. A multa para quem for flagrado dirigindo com documento vencido é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

Em 2020, o prazo foi estendido devido à pandemia de coronavírus. Conforme o Detran-RS, os motoristas que tiveram CNH vencida no ano passado tem até 12 meses para fazer renovação sem aplicação de multa por isso antes desse prazo.

Entram em vigor também em abril deste ano as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro, que entre as mudanças amplia a validade do documento. Para motoristas de até 49 anos, a CNH será válida por 10 anos. Para condutores de 50 anos a 69 anos, o prazo será de cinco anos. Já para motoristas com 70 anos ou mais, o documento é válido por três anos.

Quem tiver com o prazo para renovar a carteira até março, e resolver esperar para renovar a habilitação em abril, para pegar os novos prazos, não deve dirigir após o vencimento, pois a multa será validada.