Farmácias já venderam mais de 1 milhão de testes rápidos da Covid-19 no Brasil

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as farmácias brasileiras já venderam mais de 1 milhão de testes rápidos de Covid,  apontou levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). São cerca de 5 mil testes por dia.

Desde abril, autoridades de saúde de todo o mundo reforçam a necessidade e importância da testagem para a identificação do vírus. “Temos uma simples mensagem: testem, testem, testem”, disse na ocasião o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Além do teste rápido, o vírus da Covid-19 pode ser detectado através do  RT-PCR, que é considerado o padrão-ouro (referência) no diagnóstico da doença e identifica uma infecção ativa. A confirmação é obtida a partir da detecção do vírus, processo dado pela transformação do RNA, molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo.

O vírus também pode ser dectado pelo exame de sorologia, que identifica a presença de anticorpos no sangue que combatem o vírus. Este é o mesmo procedimento já realizado para a identificação da maioria de outras doenças infecciosas estimuladas por um vírus, como o HIV e a Hepatite B.

 

 

 

Fonte CNN/Brasil