MEC corta verbas de três universidades federais

Nesta terça-feira (30) o Ministério da Educação (MEC) anunciou o corte de verbas de três Universidade Federais, sendo elas a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade de Brasília (UNB) tendo orçamento bloqueado em 30%.

Confira a nota divulgada pelo MEC:

“O Ministério da Educação informa que UFBA, UFF e UNB tiveram 30% das suas dotações orçamentárias anuais bloqueadas. O MEC informa, ainda, que não envia comunicados a respeito do orçamento a nenhuma instituição, todos os dados são visualizados pelo SIAF. Nesse sentido, cada uma pode informar os impactos do bloqueio em sua gestão. A medida está em vigor desde a última semana.

Cabe destacar que, o Ministério estuda os bloqueios de forma que nenhum programa seja prejudicado e que os recursos sejam utilizados da forma mais eficaz. O Programa de Assistência Estudantil não sofreu impacto em seu orçamento”.

Apesar da nota divulgada o MEC não esclareceu quais foram os critérios adotados para a seleção das três universidades. O ministério diz que os bloqueios acontecem de forma que nenhum programa seja prejudicado e que os recursos seja utilizados de forma mais eficaz.

A Universidade de Brasília, divulgou também nota informando que verificou o bloqueio, mas não foi notificada, este bloqueio equivale a R$ 38 milhões, no seu orçamento.