Enem tem a menor taxa de ausentes desde 2009

 Ataxa de ausentes no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, neste domingo (4), foi de 24,9%. De acordo com a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, esse foi o menor índice desde 2009, quando o exame passou a ser aplicado em dois dias. “Tivemos 4.139.119 presentes. Essa taxa pode diminuir na próxima semana, pois no índice total de ausência constam apenas que faltaram nos dois dias de prova”, explica.

O Enem 2018 teve 5.513.749 inscrições confirmadas. As provas aplicadas neste domingo (4) foram de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

Para o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número reduzido de ausentes pode ser atribuído, entre outros fatores, às novas regras para solicitar gratuidade na inscrição do exame. De acordo com os critérios adotados, se o estudante faltar em uma edição do Enem, ele perde o direito de solicitar a isenção da taxa em outros anos. “O processo de comunicação com os estudantes também foi muito claro e contribuiu para essa redução. Todo o processo de planejamento do exame foi muito bem-sucedido”, afirmou.

Maria Inês Fini afirma que outro fator pode ter influenciado no baixo índice de ausência: “Este ano, pela primeira vez, tivemos um processo de inscrição em duas etapas, sendo uma específica para os estudantes que solicitaram isenção da taxa”, afirmou.

Esta também foi a edição do Enem com maior número de confirmações eletrônicas já feitas. “Cerca de 89,45% dos participantes inscritos consultaram seus locais de prova por meio do cartão de confirmação. Os estados da região Nordeste foram os que tiveram maior índice de consulta ao cartão”, revela Maria Inês Fini.

Em todo o País, ocorreram 71 casos de eliminação, a maioria por descumprimento de regras gerais do edital. Em 32 locais de prova houve problemas pontuais relacionados ao abastecimento de água e energia. Os estudantes prejudicados vão refazer as provas do primeiro dia em 11 e 12 de dezembro. O segundo dia de provas, no próximo domingo (11), seguirá normalmente.

Mobilização

Logo após o fechamento dos portões, no começo da tarde deste domingo, o presidente Michel Temer destacou a “mobilização extraordinária” dos órgãos do governo envolvidos na organização e aplicação do Enem 2018. Em visita ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, onde é realizado o monitoramento do Exame, ele afirmou que o trabalho ocorreu “sem nenhuma falha” e em “harmonização absoluta”.

Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, os cadernos foram entregues em clima de normalidade nos 1.725 municípios que realizaram provas. “Em todo o País, o Enem transcorre com a mais absoluta tranquilidade”, garantiu. Não houve nenhum registro de ocorrência grave nos 10.718 locais de prova. No total, 30 mil homens e mulheres fizeram a segurança do exame, em 2.189 escoltas de segurança pública.

Segundo dia de provas

A aplicação do Enem 2018 continua no próximo domingo (11) com as provas de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. A prova terá 90 questões e 5 horas para resolução, 30 minutos a mais que no ano passado.

Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no Site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Inep e do MEC

Converse com a Fandango