Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo

Dados recentes divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas de ansiedade. O Brasil é o líder mundial na patologia, apresentado números três vezes maiores do que a média mundial. Na América do Sul, por exemplo, os índices brasileiros superam países que se encontram em estado alarmante quando o assunto é ansiedade, entre eles Paraguai (7,6%), Chile (6,5%) e Uruguai (6,4%).

Hoje, os transtornos derivados da ansiedade já são a terceira razão de afastamentos do trabalho no Brasil, sendo que os gastos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) giram em torno de R$ 200 milhões em pagamentos de benefícios anuais, de acordo com dados da Previdência Social.

Segundo o doutor Massimo Colombini, médico da família do aplicativo Docway, acredita-se que esses números são decorrentes dos conflitos sócio-econômicos, da violência, do trânsito nas grandes cidades e da instabilidade política, que geram grande tensão na população.

Mas, afinal de contas, o que é ansiedade, quais seus sintomas e como prevenir? O médico explica que a ansiedade é uma resposta subjetiva ao estresse sofrido por um indivíduo. Para a medicina, existem dois tipos de transtorno: o TAG (transtorno de ansiedade generalizada) e a síndrome do pânico. Ambos constituem doenças graves e precisam ser tratados por um psiquiatra com o uso de medicamentos adequados para o controle dos sintomas e em alguns casos com a possibilidade de cura.

Quanto aos sintomas, o médico explica que eles podem variar de acordo com cada paciente. “Os sintomas são muito variáveis, desde uma sensação de angústia, mal-estar, coração acelerado, desatenção, tremores, entre outros. O que pode levar a sentimentos de grande desespero com prejuízos a vida de quem sofre com esse transtorno”, comentou.

O tratamento varia de acordo com cada paciente. “A forma com que a pessoa lida com a ansiedade é muito individual. Quando ela procura ajuda no consultório procuro analisar a melhor forma de trabalhar o problema para que os resultados sejam satisfatórios”, completou o médico.

Confira dicas para controlar a ansiedade:

1. Pratique atividades físicas: nosso corpo produz endorfina que é um hormônio que propicia uma sensação de bem-estar, satisfação e relaxamento.

2. Beba água: considerada um “calmante” natural, é fundamental e ajuda no controle da ansiedade.

3. Respire lentamente: o simples fato de respirar lenta e profundamente algumas vezes acalma.

4. Conversar/desabafar com pessoa amiga, profissional de saúde, terapeuta ou coach: resulta em grandes benefícios e pode contribuir para reduzir bastante a ansiedade.

5. Atividades em contato com a natureza ou animais: traz paz e sensação de plenitude para a maioria das pessoas.

6. Técnicas de meditação ou atividades de relaxamento: mindfulness, yoga, pilates, exercícios de alongamento e Lian Gong.

7. Música e dança: são atividades excelentes, procure uma que você goste.

8. Atividades artísticas e culturais: desde fazer um simples desenho, escrever uma poesia, uma crônica ou uma história, até pintar um quadro, atividades manuais ou artesanato podem trazer grandes benefícios.

9. Compreender que “preocupações” muitas vezes são apenas “pré-ocupações”: Se não tiver nada a ser feito no momento, procurar pensar em situações agradáveis que distraiam a mente.

10. Reconnective healing/ cura reconectiva: desenvolvida nos Estados Unidos e utilizada no mundo todo, promove bem-estar, equilíbrio físico e emocional.