Vigilância Epidemiológica de Cachoeira emite nota devido aumento casos de Covid
Com o aumento significado dos casos de Covid-19 verificado em Cachoeira do Sul, em um reflexo direto do cenário nacional, o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde emitiu nesta sexta-feira (08/03) um comunicado à população convocando quem está em atraso ou ainda não fez as doses de reforço da vacina contra a doença. A nota oficial orienta os usuários do SUS a atualizarem sua situação vacinal o mais breve possível, uma vez que, diante do quadro de evolução rápida, são essas as pessoas que estão mais suscetíveis ao coronavírus e a desenvolverem quadros mais graves da infecção. Lideram esta parcela da população idosos, indígenas, pacientes com múltiplas comorbidades, imunocomprometidos e gestantes.
O comunicado descreve detalhadamente as medidas de segurança indicadas aos pacientes que tiveram o diagnóstico confirmado e seus contactantes, assim como traz as recomendações dirigidas à população em geral. Um dos destaques do alerta diz respeito à adoção de máscara de proteção por parte dos grupos de alto risco para desenvolvimento de formas graves da Covid, principalmente em locais fechados e mal ventilados. De acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (06/03) pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), 176 casos da doença foram registrados no último mês, entre os dias sete de fevereiro e seis de março
COMUNICADO
O setor de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância em Saúde municipal, diante do aumento significativo de casos da covid-19 refletindo o cenário nacional, recomenda que a parcela da população que está em atraso ou não fez as doses de reforço da vacina contra covid-19, o façam o quanto antes, considerando que esses indivíduos estão mais suscetíveis a contrair a doença, e também terem uma apresentação mais grave do quadro. Sendo eles idosos, indígenas, pacientes com múltiplas comorbidades, imunocomprometidos e gestantes.
Medidas de segurança:
Recomenda-se que os sintomáticos respiratórios, casos confirmados de Covid-19 e
contactantes adotem as seguintes medidas de segurança até o 10º dia do início dos sintomas ou data do teste:
– Uso de máscara facial bem ajustada no rosto, preferencialmente cirúrgica ou PFF2/N95
em casa e em locais públicos;
– Auto monitorar sintomas de Síndrome Gripal – SG. Caso apresente sintomas deve iniciar
isolamento imediatamente;
– Evitar contato com pessoas dos grupos de alto risco para desenvolvimento de formas
graves;
– Manter distância mínima de 1 metro de outras pessoas quando sem máscara;
– Evitar locais onde a máscara não possa ser utilizada durante todo o tempo, como
restaurantes e bares;
– Evitar realizar refeições próximo a outras pessoas.;
– Evitar locais com aglomeração de pessoas onde o distanciamento físico não possa ser
mantido;
– Evitar viajar durante o período.
Recomenda-se ainda a intensificação das medidas de segurança e adicionalmente o uso de máscara por parte dos grupos de alto risco para desenvolvimento de formas graves de Covid-19, principalmente em locais fechados e mal ventilados.
Para população em geral:
– Adotar etiqueta respiratória ao tossir e espirrar;
– Manter os ambientes arejados;