Comarca de Santa Cruz do Sul é elevada a entrância final

“Já estamos na era digital! Somos um Judiciário 4.0, conectado, ágil e transparente. E para isso vislumbramos a necessidade de atualizar as entrâncias de algumas comarcas, criando verdadeiros pólos regionais do Judiciário, aperfeiçoando a prestação jurisdicional na era digital, na expectativa de assim também contribuir para o desenvolvimento do interior do Estado”. A afirmação foi da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, durante a cerimônia de oficialização da elevação de entrância intermediária para final na Comarca de Santa Cruz do Sul. “Essa construção coletiva decorre da convicção de que, além da prestação jurisdicional, o Judiciário possui total disposição para enfrentar, de forma articulada com os demais Poderes e Instituições autônomas, os problemas históricos que muitas vezes emperram o crescimento e o aperfeiçoamento do nosso Estado. Vamos celebrar juntos este momento histórico de Santa Cruz”.

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, destacou que Santa Cruz do Sul há muito tempo já merecia ser uma Comarca de entrância final para cada vez mais promover o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. “É sempre uma imensa alegria retornar ao Município de Santa Cruz do Sul, e observar a pujança de sua população neste importante pólo econômico do Estado”, disse ele,

O Diretor Substituto do Foro de Santa Cruz, Juiz Assis Leandro Machado, disse que “o momento é de comemorar pela elevação de nossa Comarca, após uma longa caminhada na qual muitas pessoas participaram de alguma forma para esta conquista”. Segundo ele, a iniciativa de elevar a entrância de comarcas pelo Judiciário, consolidada através da Lei n° 16.017, de 31 de outubro de 2023, cujo projeto foi de autoria do Poder Judiciário e aprovado pelo Legislativo, “demonstra um novo olhar da Administração do Tribunal de Justiça em prol dos jurisdicionados”.