Conab vistoria Silos e Armazéns em Cachoeira e outras cidades do RS
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está em processo de vistoria de 35 silos e armazéns do Rio Grande do Sul com finalidade de exportação para a China e Rússia. O objetivo é atualizar o Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), além de evitar riscos para as relações comerciais do Brasil com esses mercados. A fiscalização, feita por seis técnicos da Conab, começou na segunda-feira e continua até novembro deste ano.
Esta semana, a vistoria está sendo feita nos municípios de Palmeiras das Missões, Bozano, Nova Ramada, Selbach, Tapera, Passo Fundo, Tuparendi, Catuipe, Santo Angelo, São Luiz Gonzaga, Cachoeira do Sul, Dilermando Aguiar, Júlio de Castilhos,- Tupancireta, Jari, Cruz Alta, Boa Vista do Cadeado, Joia, Fortaleza dos Valos. Segundo a Conab, são fiscalizados aspectos estruturais do armazém, equipamentos, monitoramento, controle, limpeza e rastreabilidade, que devem cumprir as normas exigidas na Instrução Normativa MAPA 09/2019. Os armazéns que não obedecerem os requisitos mínimos vão ser notificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A capacidade dos armazéns do Rio Grande do Sul é de 32,3 milhões de toneladas, com sua maior parte localizada no Noroeste do Estado, com 13,5 milhões de toneladas, de acordo com a Conab.
fonte Correio do Povo