Mutirões do SUS aplicam implantes contraceptivos nas áreas urbana e rural
Continuaram nesta semana os mutirões da Secretaria Municipal da Saúde para aplicação gratuita dos implantes contraceptivos do SUS pelos bairros e área rural da cidade. O Implanon é o mais moderno e eficaz método de planejamento familiar disponível atualmente na rede pública de saúde, com índice de 99% de eficácia, tratando-se de um dispositivo que libera hormônios no corpo da mulher a fim de evitar a gravidez. Além disso, devido ao mecanismo de ação da progesterona, ele pode ajudar a regular o ciclo menstrual, reduzir a cólica e os sintomas da endometriose, bem como pode diminuir o risco de desenvolvimento de câncer de endométrio e de ovário por inibir a proliferação da camada endometrial do útero.
Pela manhã, a ação da saúde municipal ocorreu na localidade de Três Vendas, interior de Cachoeira do Sul, onde a equipe da Estratégia de Atenção Primária (EAP) Rural Volante Norte aplicou os implantes subdérmicos em 10 usuários do SUS daquela região, incluindo moradoras das Três Vendas, Capané e Bosque. De acordo com a enfermeira coordenadora daquela unidade, Geórgia Rampelotto, foram atendidas pacientes previamente avaliadas clinicamente e outras 10 mulheres aguardam na fila para a próxima etapa dos mutirões. Também nesta quarta-feira (19/08), a EAP Marina, na zona norte do município, teve turno extra das 17h às 21h exclusivo para a aplicação de 16 dispositivos contraceptivos nas pacientes da região aprovadas após triagem clínica.
TRIAGEM CLÍNICA COM ENFERMAGEM
No último sábado (15/08), o turno extra foi desenvolvido pela ESF Barcelos, quando 26 procedimentos foram realizados pela equipe de saúde, sendo 25 colocações de implantes e uma retirada. A avaliação prévia leva em conta critérios clínicos e de vulnerabilidade social, podendo ser adotado em pacientes em idade fértil (incluindo adolescentes e puérperas) que apresentem em seu histórico clínico contraindicação ao estrogênio e dificuldade de adesão aos métodos de uso contínuo. Também estão já agendados mutirões nesta sexta-feira (ESF Noêmia) e sábado (EAP Alto do Amorim), assim como nos dias 28 de agosto (ESF Noêmia) e 12 de setembro (EAP Centro Social Urbano, no Bairro Santa Helena), novamente beneficiando pacientes previamente selecionadas em suas respectivas unidades de saúde de referência.
MUTIRÕES DOS IMPLANTES
– 15/08 – 25 implantes aplicados na ESF Barcelos
– 19/08 – 26 implantes aplicados na EAP Marina e na EAP Rural Volante Norte
– 21/08 (sexta-feira) – ESF Noêmia
– 22/08: (sábado) – EAP Alto do Amorim
– 28/08 – ESF Noêmia
– 12/09 – EAP Centro Social Urbano
FLUXO DE ACESSO AO IMPLANON
– Usuária do SUS procura a unidade de saúde do seu bairro
– Acolhimento
– Consulta de Enfermagem
– Avaliação clínica
– Orientação contraceptiva (benefícios e riscos de cada método)
– Escolha livre e esclarecida do método contraceptivo, seguida da assinatura do termo de consentimento
– Inserção do implante hormonal subdérmico
– Retorno da paciente em 30 dias ou a qualquer momento, se necessário
– Avaliações periódicas (incluindo remoção a pedido da usuária, por indicação clínica ou por término da validade para substituição, se for o caso)