Odontologia do SUS realiza capacitação para atendimento de pessoas com deficiência e transtornos mentais
A Secretaria Municipal da Saúde inscreveu duas servidoras da área de Odontologia para a capacitação técnica voltada ao atendimento a pessoas com deficiência (PCD) e transtornos mentais, mediante edital da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (FADERS). O curso iniciou no último dia oito em Porto Alegre, nos ambulatórios do Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas (CADEP) e do Hospital Psiquiátrico São Pedro. As auxiliares de saúde bucal Liane Santos da Silva e Ingrid Ayres Tafernaberri, que foram aprovadas em processo seletivo previsto em edital, terão aulas até o mês de outubro, numa carga horária total de 168 horas entre aulas práticas e teóricas.
A proposta, explica a coordenadora odontológica da SMS, Gabriela Onófrio, é que as servidoras sejam qualificadas tecnicamente a prestar apoio aos cirurgiões-dentistas no acolhimento, preparação do atendimento e apoio ao público diferenciado, contribuindo para a acessibilidade, humanização e segurança do cuidado. Na rede municipal de saúde, os dentistas Cátia Sabin e Gilberto Sari já possuem capacitações similares realizadas, respectivamente, nos anos de 2011 e 2012. “A Odontologia do SUS presta o atendimento especializado a pessoas com deficiência (PCD) e transtornos mentais em Cachoeira do Sul desde 1995 e, a partir de agora, passa a qualificar também demais membros das equipes de saúde bucal”, destaca Graciela.
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
O curso da FADERS capacita os profissionais de saúde a prestarem assistência odontológica na atenção primária e na média complexidade, com foco em pacientes com necessidades especiais. O cronograma aborda a prática profissional no contexto das legislações que envolvem a garantia dos direitos e políticas públicas voltados à acessibilidade e inclusão na assistência em saúde. Abordará, segundo o edital, aspectos como as fases do crescimento e desenvolvimento humano, a neurologia e as deficiências e as técnicas de gerenciamento de comportamento e adequação da PCD ao atendimento odontológico. “Trata-se de mais um degrau vencido pela gestão municipal na busca por qualificação das equipes e dos serviços prestados pela rede de saúde pública”, acrescenta a secretária Camila Barreto.