5.700 crianças voltas às aulas na rede municipal de Cachoeira, segunda-feira
O sinal toca, os portões se abrem e os corredores voltam a ganhar vida a partir desta segunda-feira (23), quando aproximadamente 5.700 crianças e estudantes da Rede Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul retomam as atividades escolares. Entre reencontros, abraços e expectativas renovadas, um novo ano letivo começa a ser construído coletivamente, dia após dia.
Ao todo, cerca de 1.335 profissionais atuarão nas escolas municipais, entre professores, equipes diretivas e servidores, dedicados ao ensino e à formação dos estudantes. O trabalho marca o início de um novo ciclo de aprendizagens, descobertas e experiências significativas, fortalecendo vínculos e ampliando oportunidades.
A Rede Municipal é composta por 21 Escolas de Ensino Fundamental, 15 Escolas de Educação Infantil e 2 Escolas de Educação Infantil conveniadas, garantindo atendimento nas diferentes etapas da Educação Básica.
Para a secretária municipal de Educação, Carla Zinn, o início do ano letivo representa a renovação do compromisso com a qualidade do ensino público. “Neste início de ano letivo, reafirmamos nosso compromisso com uma educação pública que garanta acesso, promova a equidade, fortaleça a inclusão e assegure a permanência de cada criança e estudante na escola. Que 2026 seja um ano de aprendizagens significativas, construídas com diálogo, respeito e oportunidades concretas para todos.”
Durante o período de férias, as escolas passaram por melhorias, higienização, dedetização e organização dos espaços, com o objetivo de receber estudantes e profissionais em ambientes adequados, seguros e acolhedores.
Desde a semana passada as equipes diretivas, professores, monitores e manipuladores estão participando de diversos encontros formativos, buscando o alinhamento no planejamento, atualização das metodologias e conhecimentos e integração da equipe. Além disso, as formações orientam os professores para os desafios da sala de aula.
Importante
A Secretaria Municipal de Educação orienta que as famílias acompanhem os comunicados enviados pelas escolas, com informações sobre horários, período de adaptação, organização das turmas e demais orientações específicas de cada instituição.