Estado repassou R$ 18 milhões em bolsas do Programa Todo Jovem na Escola a estudantes nesta sexta-feira

O governo Leite, por meio da Secretaria da Educação, efetuou, nesta sexta-feira (20/2), o pagamento das bolsas do Programa Todo Jovem na Escola, referentes ao auxílio material escolar. Ao todo, foram pagas 119.031 bolsas, beneficiando 118.076 estudantes da Rede Estadual, com um investimento total de R$18.058.248,83.

Os repasses contemplam diferentes modalidades do programa, que tem como objetivo estimular a permanência dos jovens no Ensino Médio e reduzir a evasão escolar, garantindo melhores condições para que mantenham a frequência e avancem com os estudos com regularidade.

Itens essenciais para o ano letivo

Neste mês, o auxílio material escolar foi a modalidade com maior número de contemplados, somando 99.457 bolsas pagas. O benefício contribui para que os estudantes possam adquirir itens essenciais para o ano letivo, fortalecendo o processo de aprendizagem desde o início das aulas.

Outro destaque foi o prêmio engajamento, com 15.293 bolsas concedidas. O incentivo reconhece a participação e o comprometimento dos estudantes com as provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Também foram realizados pagamentos das bolsas regular mensal (3.502), poupança integral (759) e integral mensal (20), referentes a benefícios retroativos, ampliando o alcance do programa e garantindo apoio financeiro a estudantes em diferentes situações.

O Todo Jovem na Escola integra a política estadual de valorização da trajetória escolar, atuando como ferramenta estratégica para assegurar que os jovens permaneçam na escola e concluam o Ensino Médio, com mais oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.

Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é com o futuro do estudante, do professor e da sociedade.