Estado registrou 20 pessoas desaparecidas por dia em 2025
O Rio Grande do Sul registrou 7.611 pessoas desaparecidas em 2025. O número representa 20 desaparecimentos por dia, quase um por hora. Os dados constam no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça. O banco é abastecido com informações enviadas pelos governos estaduais.
No ranking nacional, o Estado ficou atrás apenas de São Paulo (20.546) e Minas Gerais (9.139). Em quarto lugar ficou o Paraná (6.455).
O balanço computa qualquer ocorrência registrada na polícia dando conta de um desaparecimento. Portanto, incluem pessoas que sumiram espontaneamente por desejo de cortar contato com familiares, ocorrências relacionadas à criminalidade e mesmo pessoas desorientadas, sobretudo idosos que saem de casa.
Não espere 24h
- As autoridades alertam que não é necessário aguardar 24 horas para informar um desaparecimento.
- Caso uma pessoa tenha desaparecido, comunique imediatamente à polícia.
- Os contatos podem ser feitos por telefone — Brigada Militar (190), Polícia Civil (197) ou Disque-Denúncia (181) — ou presencialmente em uma delegacia.
- Informações sobre desaparecidos podem ser consultadas no site da Polícia Civilou no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.
Fonte Gaúcha/ZH