Regras para o embarque na balsa do Rio Jacuí são atualizadas
A Prefeitura de Cachoeira do Sul informa que está em vigor o ordenamento para a operacionalização do embarque na balsa que realiza a travessia sobre o Rio Jacuí, conforme estabelece o Decreto nº 004/2026 e atualização com o Decreto 008/2026 (disponível em https://www.cachoeiradosul.rs.gov.br/portal/diario-oficial/ver/1012).
De acordo com a normativa, a capacidade da balsa está sendo distribuída de forma proporcional: 50% das vagas são destinadas aos casos de prioridade e 50% ao público em geral, garantindo equilíbrio e a continuidade do direito de travessia para todos os usuários.
Têm prioridade no embarque situações de emergência, como ambulâncias, forças de segurança e veículos oficiais em serviço, além de pessoas com deficiência, idosos, gestantes, transporte escolar, veículos de abastecimento, serviços essenciais e demais casos previstos no Decreto. No entanto, apenas os classificados como prioridade absoluta (emergências) têm acesso imediato à balsa, independentemente da posição na fila.
A Administração Municipal solicita a colaboração e compreensão da comunidade para o cumprimento das regras e orienta que, sempre que possível, sejam utilizados horários alternativos (fora dos períodos de pico) e desvios disponíveis. Essas medidas ajudam a desafogar o serviço de utilidade pública da balsa e a otimizar o tempo de deslocamento dos usuários.