Obras de pavimentação marcam o início da terceira fase da Rua Coberta em 23 de fevereiro
A Prefeitura iniciará, no dia 23 de fevereiro, a terceira fase das obras da Rua Coberta, com a execução da pavimentação. O cronograma foi definido para este período em função dos eventos já programados no espaço, especialmente os relacionados ao Carnaval, assegurando que as atividades ocorram sem impactos.
O pavimento existente será substituído por PVS, um material que oferece maior estabilidade e segurança aos pedestres e frequentadores do local. Também serão realizadas melhorias nas áreas próximas aos pilares, incluindo a adequação do meio-fio para a implantação de uma estrutura de proteção, aprimorando o acabamento e reforçando a segurança do espaço.
Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Orion Ponsi, atualmente não há viabilidade técnica para a liberação da Rua Coberta ao tráfego de veículos, devido à ausência de condições adequadas de segurança viária. Ele ressalta, principalmente, os riscos no cruzamento com a Rua Saldanha Marinho e a posição inadequada da faixa de pedestres em frente ao supermercado, situações que inviabilizam qualquer abertura segura da via, tanto para veículos quanto para a preservação da estrutura e do investimento público, além da realização dos eventos previstos.
A decisão da Secretaria de Transporte e Mobilidade considerou não apenas a análise da estrutura da obra, mas também as condições do sistema viário do entorno, que atualmente não oferecem segurança satisfatória, sobretudo aos pedestres.
“A segurança das pessoas é nossa principal preocupação. Sabemos que a Rua Coberta será amplamente utilizada para eventos, e é fundamental planejar o fluxo de circulação de forma que todos estejam protegidos”, afirma Ponsi.
Paralelamente, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo atua na regulamentação do uso do espaço e na implantação do escritório de eventos. A Prefeitura já vem recebendo pedidos para utilização da Rua Coberta, inclusive durante a semana.