Corsan ajusta tratamento da água devido à proliferação de algas no Rio Jacuí em Cachoeira
Em virtude das altas temperaturas dos últimos dias, foram observadas, um aumento atípico da proliferação de algas no ponto de captação de água da Corsan no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul. Depois de análises feitas pela Companhia, os processos de tratamento foram ajustados com dosagem de carvão ativado e adequação de cloro para garantir a qualidade da água.
O odor e sabor devem estar normalizados nos próximos dias. A Corsan esclarece que não há risco para a população. A água distribuída pela Companhia segue cumprindo todos os parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.
Somente depois de todos os procedimentos de purificação e controle de qualidade, com testes diários de amostras, é que a água sai da estação de tratamento e daí para os reservatórios, onde é armazenada para ser enviada aos clientes. A Corsan esclarece que a água captada em rios, arroios ou barragens passa por rigoroso tratamento antes de ser distribuída para consumo.
As amostras vão para o Laboratório Central de Águas, localizado em Porto Alegre e que atende os 317 municípios do Rio Grande do Sul abastecidos pela Corsan. São monitorados cerca de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de Potabilidade do Ministério da Saúde e de Agrotóxicos da Secretaria Estadual de Saúde. Desta forma, a água chega às torneiras sem risco da permanência de algum elemento que possa ocasionar doenças.
A Companhia possui competência técnica reconhecida pela certificação ISO 17.025, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso representa a garantia da qualidade da água oferecida.
A Corsan ressalta que está permanentemente à disposição em seus canais de relacionamento com os clientes e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Estão disponíveis o app Corsan (pelo telefone celular), site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo número 0800.646.6444.