Cidades Gaúchas começam a decretar emergência devido a estiagem

A Estiagem já começa a preocupar não só produtores,  mas o poder público. A  Prefeitura da cidade de Júlio de Castilhos decretou situação de emergência em todo o território do município em razão da estiagem que vem afetando a região, marcada pela ausência e irregularidade das chuvas e por períodos prolongados de altas temperaturas. O decreto entrou em vigor na última quarta-feira (12) e tem validade de 180 dias.

A decretação da situação de emergência teve como base uma reunião do Conselho Agropecuário Municipal, realizada no dia 10 de fevereiro. No encontro, foram avaliados os danos humanos, produtivos e econômicos provocados pela estiagem.

​O impacto econômico estimado das perdas agrícolas e pecuárias ultrapassa R$ 146 milhões, atingindo diretamente a renda dos produtores rurais e refletindo na economia do município como um todo, além de afetar outros setores dependentes do agronegócio.

Além dos prejuízos produtivos, também foram identificados danos de natureza humana. Famílias da zona rural enfrentam dificuldades no acesso à água potável para consumo, o que tem provocado aumento na demanda por ações emergenciais de abastecimento e de dessedentação animal.

 

 

 

 

Fonte Diário Santa Maria