Balneabilidade: 89 dos 96 pontos de coleta estão próprios para banho, diz Fepam

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nesta sexta-feira (13/02), o décimo boletim do programa Balneabilidade temporada 2025/2026.

Os resultados são referentes às coletas realizadas nos dias 9 e 10 de fevereiro de 2026 nos 96 pontos monitorados em praias e balneários do Rio Grande do Sul.

Conforme os resultados do Boletim 10, são sete os pontos impróprios para banho. Em comparação ao nono boletim, dois locais em Pelotas deixaram a lista, enquanto dois em São Lourenço do Sul e outros dois em Tapes passaram a apresentar condições de risco. Confira todos:

Pontos impróprios para banho – Boletim 10 (Município — Balneário/Praia)

1 – Osório — Lagoa do Peixoto
2 – Piratini — Balneário Municipal Klérfim Cardoso – Rio Piratini
3 – Santa Maria — Balneário Passo do Verde – Rio Vacacaí
4 – São Lourenço do Sul — Praia do Camping
5 – São Lourenço do Sul — Praia da Barrinha
6 – Tapes — Praia do U
7 – Tapes — Praia do Pinvest

Confira o boletim completo aqui.

Dentre os pontos impróprios, os localizados em Osório e Tapes apresentaram alto índice de cianobactérias (210.354 células/ml na Lagoa do Peixoto; 176.459 células/ml na Praia do U; e 450.780 células/ml na Praia do Pinvest — o limite é 50.000), o que indica condições de eutrofização (excesso de nutrientes).

Além dos locais estarem impróprios para banho, os gêneros predominantes de microrganismos (Aphanocapsa sp. e Raphidiopsis sp. em Osório; e Microcystis sp. e Dolichospermum em Tapes) são potenciais produtores de toxinas, e a exposição a essa água pode levar a intoxicações agudas ou crônicas.