Sergio Peres assume presidência da Assembleia com foco no municipalismo
Em sua primeira entrevista após tomar posse como presidente da Assembleia Legislativa, na terça-feira (3), o deputado Sergio Peres (Republicanos) reafirmou seu compromisso com o municipalismo. O novo presidente do Parlamento gaúcho defendeu mais recursos para os municípios por considerar que as prefeituras estão mais próximas dos cidadãos e, portanto, aptas a enfrentarem os problemas locais de cada comunidade. Sustentou também a necessidade de alteração do pacto federativo para que o aumento das responsabilidades dos municípios seja acompanhado pelo devido aporte financeiro.
Sergio Peres revelou ainda que pretende descentralizar as atividades do Poder Legislativo para ampliar a escuta de gestores e lideranças municipais. A intenção, segundo ele, é realizar no decorrer de 2026 de sete a dez reuniões regionais para debater os problemas e colher as demandas das mais diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Ele respondeu a perguntas de jornalistas de veículos de imprensa do interior e da capital, discorrendo sobre a importância da atividade turística, apoio aos agricultores e pauta de votações da Assembleia Legislativa no próximo período. Ressaltou ainda a necessidade de maiores investimentos na saúde para assegurar atendimento próximo ao local de moradia dos cidadãos.