Reunião define logística da travessia por balsa com o bloqueio da Ponte do Fandango

Com o bloqueio da Ponte do Fandango, adiado para  esta quarta-feira (4), a partir das 8h, será implantado uma logística para a travessia de balsa, no Rio Jacuí, entre a Praia Nova e a Rua Moron. Uma cancela será instalada pelo Dnit no cruzamento das ruas Moron e Antônio Gomes Pereira, onde será feita a condução para a Balsa Deusa do Jacuí, tendo em vista um decreto municipal que determinou uma relação de prioridades para utilização da embarcação.

Por isto na manhã desta terça-feira (3) uma reunião às margens do Rio Jacuí definiu procedimentos de segurança. Participaram Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, direção da Estaleiro Couto, dona da Balsa Deusa do Jacuí e o prefeito Leandro Balardin.

Por enquanto a Rua Moron não tem nenhuma sinalização referente ao uso da balsa. Apenas o meio-fio do lado direito em direção ao Rio Jacuí foi sinalizado de proibido estacionamento de veículos.

ORGANIZAÇÃO DAS FILAS

A organização das filas e a fiscalização ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana com a presença de agentes para garantir o cumprimento dos procedimentos estabelecidos.

Com o adiamento do bloqueio pelo Dnit, muitos motoristas se dirigiram até a balsa na manhã desta terça-feira (3). “Já estamos transportando gratuitamente todos que nos procurarem”, disse Adroaldo Coutro, proprietário da Deusa do Jacuí. Ele disse que durante o bloqueio da Ponte do Fandango, estima apenas cinco minutos de travessia no Rio Jacuí. “Poderemos ter, dependendo da situação,  uma espera de até 40 minutos”, revelou, acrescentando que terá uma equipe de 16 funcionários para atuar durante o período de seis meses, prazo determinado para o bloqueio da Ponte do Fandango para obras de restauro.

Adroaldo também assegurou que se o Dnit solicitar uma segunda balsa, a empresa tem condições de atender a solicitação. “A Deusa do Jacuí tem capacidade para transportar até 40 veículos”. destacou.

PRIORIDADES PARA TRAVESSIA PELA BALSA

Um decreto da Prefeitura estabelece prioridades para travessia pela balsa.

Terão prioridade absoluta:

– Ambulâncias e veículos de transporte de pacientes em situação de emergência

– Viaturas da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil

– Veículos oficiais devidamente identificados

– Pessoas com deficiências )PcD)

– Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

– Idosos a partir de 60 anos, com prioridades especial aos maiores de 80

– Gestantes, lactantes, pessoas com crianças no colo

– Doadores de sangue com comprovante recente

Na área logística e de abastecimento, terão preferência

– Veículos que transportem insumos hospitalares e medicamentos

– Caminhões de coleta de lixo

– Veículos de manutenção das redes elétrica e de água

– Serviços funerários em translado

– Transporte de trabalhadores de empresas que dependem de deslocamento diário, desde que identificados previamente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico

 

 

 

Fonte O Correio