Estado certifica 14 marcas com o selo Cachaça Premium Gaúcha 2025
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), certificou, na terça-feira (27/01), as 14 marcas de cachaça reconhecidas com o selo Cachaça Premium Gaúcha – edição 2025. A cerimônia oficial de entrega dos certificados ocorreu no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
A lista de cachaças aptas a receber o selo foi divulgada segunda-feira (19/01). Das 19 amostras inscritas, 14 foram aprovadas após passarem por três etapas: conformidade legal, análise físico-química e análise sensorial. No painel sensorial, especialistas degustaram diferentes tipos de cachaças, observando aspectos como sabor, aroma, cor e textura.
O secretário em exercício da Sict, Issur Koch, observou que a iniciativa é um exemplo do trabalho coletivo que une poder público e o setor privado, o que resulta em conquistas e avanços a toda a sociedade. “A união desse grupo de pessoas, tanto das secretarias envolvidas quanto produtores, a troca de experiências e de conhecimentos é o que aprimora a produção. A cachaça brasileira já é vista no exterior como uma iguaria, com marcas nacionais reconhecidas, e nós, aqui no Estado, temos como desafio reforçar que também produzimos cachaças excelentes, que carregam a bagagem cultural dos gaúchos”, afirmou.
Na mesma linha, o presidente da Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar (Aprodecana), entidade parceira da iniciativa, Paulo Ramos, ressaltou que a certificação alavancou a visibilidade da cachaça produzida no Rio Grande do Sul. “Nunca se falou tanto em cachaça, e o programa foi muito importante para isso, pois projeta o nosso produto para todo o Brasil e para o exterior. Esse selo já é exemplo para outros estados. Em nome dos produtores, deixo o nosso agradecimento a todas as secretarias envolvidas. Unidos, poder público, academia e produtores, poderemos avançar nessa cadeia produtiva”, defendeu.
Conforme entende o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Mário Augusto Gonçalves, o Programa Produtos Premium destaca as vocações gaúchas. “Hoje, entregamos mais do que um selo, é um reconhecimento através da ciência, da análise técnica, que estas garrafas, além de representarem as histórias de seus produtores, são produtos de muita qualidade. Este é um gesto que agrega valor estratégico a essas marcas”, expressou.
Reconhecimento à excelência
O Programa Produtos Premium, criado no governo Eduardo Leite, realiza avaliação rigorosa e concede certificação a produtos gaúchos, como cachaças, azeites e carnes. Antes da iniciativa, o Estado não contava com um mecanismo próprio de certificação nessa linha.
O objetivo é estimular e sensibilizar empreendedores sobre a importância estratégica da agregação de valor aos produtos como uma alternativa de diferenciação em relação à competição por preço e qualidade, centrada, normalmente, na redução de custos e na produção em grande escala. A iniciativa também estimula e apoia ações inovadoras nas cadeias produtivas dos setores tradicionais gaúchos.
As cachaças que não foram aprovadas também estão aptas para o consumo, pois atendem aos critérios da legislação. Contudo, o regulamento da certificação da Sict exige padrões ainda mais elevados para identificar os produtos premium.