Governador assina contrato de compra de mais três radares meteorológicos
O governador Eduardo Leite assinou o contrato de compra de mais três radares e prestação de serviço de monitoramento meteorológico e geológico no Rio Grande do Sul. O objetivo é qualificar a prestação de serviços de monitoramento meteorológico e geológico, com o fornecimento de três radares para monitoramento do território gaúcho. O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, também participou da assinatura.
“Os radares se somam ao radar já instalado na Região Metropolitana, dando cobertura total para a previsão precisa de eventos climáticos extremos, permitindo dar alertas ainda mais precisos à nossa população. É algo que vai ser muito importante na nossa estratégia de Defesa Civil, de resiliência, trazendo enormes benefícios em termos de proteção para a população gaúcha”, destacou Eduardo Leite.
Os equipamentos devem operar na frequência específica de radares Banda S, permitindo capacidade de penetrar na precipitação e fornecer resolução espacial adequada.
A licitação havia sido homologada no dia 2 de janeiro, pelo valor de R$ 177,7 milhões, com trâmite conduzido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic). A contratação está alinhada aos objetivos do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Os radares estão contemplados especialmente no eixo da Preparação, e à Política Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres do Plano Rio grande, que prevêem o fortalecimento das estruturas físicas e institucionais da Defesa Civil, a capacitação técnica, o engajamento comunitário e a modernização da resposta do poder público aos desastres.
Com alcance operacional mínimo de 400 quilômetros (km), os equipamentos deverão ser instalados entre este ano e o ano que vem. O primeiro, na região Sul, será instalado no meio deste ano; o segundo, entre o Centro e a Fronteira Oeste, tem instalação prevista para o fim do ano; e o terceiro será instalado na região Norte do Estado em 2027. Em conjunto com o radar já instalado em Porto Alegre, permitirão a cobertura de todo o território gaúcho.